quinta-feira, 21 de agosto de 2014

10 MITOS SOBRE PARTO DOMICILIAR

10 MITOS SOBRE PARTO DOMICILIAR DESMASCARADOS
Muitas dessas razões contra o parto domiciliar que você vai ouvir são baseadas em falta de informação. No fim das contas o parto é uma escolha pessoal – um rito de passagem – e só você pode decidir onde e como quer parir. Para ajuda-la, aqui vão alguns mitos mais populares totalmente desmascarados:
1 – PARTO EM CASA E SÓ PARA MÃES DE SEGUNDA VIAGEM
ERRADO. Muitas mulheres escolhem dar a luz aos seus primeiros bebês em casa também. Um estudo mostrou que pouco mais de um quarto das mulheres que dão a luz em casa são mães de primeira viagem. Na verdade mães de segunda viagem tem mais vantagens e sabem como querem parir por experiências prévias mas isso não quer dizer que as mamães pela primeira vez não possam escolher esta como sua primeira opção de parto.
2 – NÃO É SEGURO
Se sua gravidez é de baixo risco, seu médico deverá lhe apoiar na decisão pelo parto domiciliar e ainda oferecer conselhos para assistir seu parto. Se eles não derem suporte, deverá considerar mudar de médico para um que respeite sua decisão, mesmo que ainda discuta alguns possíveis problemas com você.
Ume estudo recente australiano (pelo Centro de Parteiras da Universidade de Tecnologia de Sydney), analisou os dados de 1807 partos domiciliares planejados num período de cinco anos. As informações foram comparadas com estatísticas de nascimentos em hospitais, e foi descoberto que parto domiciliar tem um risco reduzido de natimortos e morte neonatal prévia.
3 – VOCÊ NÃO PODE TER PARTO DOMICILIAR SE [INSIRA QUALQUER DESCULPA AQUI]
Existem várias razões pelas quais as mulheres desacreditam que são capazes de ter um parto em casa. Cesariana prévia, hemorragia, pressão alta, são exemplos de situação que podem levar ás mulheres a acreditar que não podem ter seus partos em casa. De fato é ainda possível ter o parto domiciliar e muitas mulheres assim o fazem. Se qualquer complicação surgir durante o pré-natal, é importante estar aberta a mudança de casa para o hospital.
4 – O HOSPITAL É O MELHOR LUGAR PARA VOCÊ E PARA O SEU BEBÊ
O hospital é de fato a opção de base para a maior parte dos nascimentos mas isso não quer dizer que é a única opção viável. É importante que se sinta segura, calma e relaxada para que seu corpo trabalhe bem durante o trabalho de parto. Se o hospital vai evitar que se sinta assim então pode não ser o melhor lugar para você.
O argumento que se deve ter o parto no hospital está quase sempre ligado à ideia de que em casa não é seguro. Claro que existem riscos e esses são mínimos numa gravidez saudável e vão existir em qualquer lugar. Assim como qualquer função corporal que nascemos com ela, como, por exemplo, respirar, urinar ou defecar. São funções específicas designadas a funcionar, para a sobrevivência das espécies. As vezes nós precisamos de um especialista para certas condições quando algo dá errado mas não é uma exigência quando tudo está bem.
5 – NÃO EXISTE ALÍVIO DA DOR
É verdade que algumas opções de alívio de dor não estão disponíveis em casa, mas ainda assim existem vários tipos de alívio da dor disponíveis. De fato, parteiras estão sempre bem habilitadas a oferecer formas naturais de alívio da dor que são bem eficazes.
Obviamente uma peridural não vai existir em casa, porque precisa ser feita em ambiente hospitalar por profissional anestesista. Sem mencionar que a anestesia traz mais riscos e malefícios que benefícios para o bebê. Existem no entanto, paliativos para a dor que podem ser feitos em casa. Parto na água, hypnobirth, exercícios de respiração são alguns exemplos.
6 – HOSPITAIS SÃO MAIS LIMPOS
Mais limpo não quer dizer necessariamente mais seguro. Você está exposta a germes regularmente em sua casa, porém os germes presentes no hospital (sim, lá também tem germes!) são desconhecidos do seu sistema imunológico e, portanto, uma grande ameaça. Parir em casa reduz os riscos de infeção para mãe e bebê.
7 – PARTO EM CASA É UMA BAGUNÇA
O parto deixa tudo uma bagunça, isso é verdade. No hospital existe uma equipe para fazer uma limpeza, na sua casa não é o mesmo. Porém pode sim deixar a sua casa pronta para ficar tudo mais fácil, por exemplo com toalhas e panos limpos. Não leva muito tempo para arrumar o ambiente no dia.
* A equipe de parto em casa é preparada para deixar o ambiente tão limpo e organizado como estava antes do parto acontecer. Você não vai ter que se preocupar com bagunça ou sujeira, só com o seu bebê ali nos seus braços
8 – TODO MUNDO É UM EXPERT NO ASSUNTO
Você provavelmente vai receber muitos avisos preocupados de amigos e parentes, ou até completos estranhos na rua. Todos pensam que são experts em partos, mesmo aqueles que nunca passaram por aquilo. Se realmente quiser conselhos úteis, fale com pessoas que já tiveram a experiência ou mesmo com profissionais do parto domiciliar.
9 – PARTO EM CASA NÃO É COISA DE HIPPIES?
NÃO. Parto em casa é a escolha de muitos pais de diversos tipos de classe ou formação. Inclusive ao redor do mundo inteiro, famosos, realeza e pessoas comuns fazem esta escolha. Na verdade era a escolha padrão antes de começarem a transformar o evento fisiológico que é o parto numa grande intervenção cirúrgica, simplesmente por conveniência médica. Parto em casa não é coisa de Hippie ou de Ativista, é escolha consciente e segura de quem se informa e entende que esta é a escolha mais segura para o nascimento de seu filho.
10 – JÁ MORRERAM TANTOS BEBÊS E MÃES DE PARTOS EM CASA!
Nos velhos tempos o parto era feito em casa. Quando hospitais começaram a tomar lugar no parto, isso era assustador e não o contrário. As causas de morte nesses tempos antigos eram diversas. Nutrição e saneamento que eram entendidos diferente do que são hoje, ofereciam e levavam aos óbitos. Como um exemplo temos a “febre puerperal” que ocorria inclusive nos hospitais. Então houve também a “praga de médicos” de ocorrência comum entre 1600 e 1800. Na maioria das vezes as causas dos óbitos vinham dos médicos por causa da falha do que sabiam sobre limpeza em ambientes hospitalares – os médicos não achavam que lavar as mãos era necessário.
Se uma mulher hoje escolhe parir em casa, ela vai ser muito bem acompanhada. Condições médicas podem ser identificadas com precisão. Uma midwife (parteira) bem preparada e estudada vai saber identificar e direcionar quaisquer emergências em tempo hábil, não é como se ela fosse apenas rezar e esperar pelo melhor.
Esse texto foi uma tradução adaptada do seguinte link:http://www.bellybelly.com.au/birth/homebirth-myths-about-homebirth-debunked
Através do link poderão encontrar links para pesquisas científicas que são citadas no texto.

Via: HUMANIZE-SE

Nenhum comentário:

Postar um comentário